Photo by Fab Lentz on Unsplash

Todos os developers deviam ter o seu próprio blog. Porquê? 🤔

Hellor world 👋 como estão hoje? Pensei neste tema porque achei que devia partilhar mais daquilo que sei e como também ganhar conhecimento através de outros developers. Nesta área nunca se sabe tudo. Todos os dias existem coisas novas.

Desde que comecei o blog, obrigo-me a consolidar mais os meus conhecimentos, ou seja, acabo por estudar. Mas vamos começar pelo início. Tem um porquê o facto de eu ter começado a escrever.

O meu 1º objetivo: é aprender mais. Chegar a mais developers portugueses e assim sermos mais e melhores naquilo que fazemos, que é programar. Depois, é melhorar a minha escrita, como raciocino sobre determinado tópico. O facto de não haver tanto conteudo em português, sei que temos bastante qualidade, portanto, mãos à obra!

E é por estas razões que mencionei que tenho escrito no meu blog ativamente através de um desafio de uma comunidade: Desafio de 90 dias de Marketing Conteúdo do Tiago Faria, onde existe mais pessoas expert no que toca a produção de conteúdos, tanto como outros projetos interessantes e é sempre bom para networking também. E com esta introdução pretendo convencer-te também a começar um blog.

Algumas coisas que não quero que tu te esquecas

"Não sou nenhum expert"

Óptimo, nem eu. Todos nós temos uma prespectiva ou um ponto de vista que valha a pena partilhar. Às vezes pensas que não sabes tanto como a pessoa X, mas a pessoa Y talvez tenha menos experiência do que tu, e pode beneficiar dos teus pensamentos e aprendizagens. Também o melhor momento para se ensinar algo, é logo a seguir de o aprenderes, porque ainda te lembras de "como é não saber sobre isso".

Depois de ter mencionado isto, tu podes ser um beginner e fazer um blog, escreves sobre o que aprendeste. Maior parte das coisas que escrevo, veio daquilo que aprendo a pesquisar sobre um certo tema e também da minha experiência.

"Não sou bom a escrever"

Eu próprio digo isto muitas vezes a mim memos. E honestamente, não quero saber.

Se não praticares, como podes ser melhor? A prática leva a prefeição. Se escreveres com consistência vais eventualmente escrever melhor.

"Tenho medo de ser criticado"

Existem muitos sítios (principalmente nas redes sociais) na internet que são um mantro de críticas com/sem fundamento (maioritariamente sem fundamento). Mas, lembra-te, tu não evoluis se não fores desafiado. E claro se não quiseres escrever, não escrevas 😄.

Se não gostares de algum comentário, não leias ou remove, simples não? 😄

Porque é que escrever é óptimo para um developer?

Vais aprender mais rápido

Uma das melhores maneiras de aprenderes é praticares. Eu abordo um tema, vou step-by-step sobre esse tema e por vezes já sei alguma parte mas não sei detalhes sobre o mesmo, e como se costuma dizer, o detalhe é também importante. É aqui que se aprende.

Dizem que nunca se sabe completamente sobre um tópico até tu saberes explicá-lo bem. Ter um blog é o método mais directo para conseguires explicar melhor os teus temas.

Pode dar um boost na tua carreira

Claramente. Consegues mostrar a paixão pelo que fazes, e claro recruiters vão eventualmente ver e ler sobre o teu blog. E são bem capazes de te abordar, seja por email, ou redes sociais (normalmente, o LinkedIn).

Sê consistente sobre um tópico

Sim, parece que é um pouco massacrante escreveres todos os dias, ou porque o teu público não vai ter o interesse, mas não é pretendido que consigas logo rentabilizar o blog. Como até que ganhes fama com isso, é sim pretendido que aprendas com o tema. Por exemplo, o meu foco é esinar as bases a programadores, dar também a conhecer o mundo do Frontend.

Se não quiseres postar todos os dias, don't worry.

Cria o teu compromisso. "Durante um mês, todas as semanas devo criar um tópico", óptimo, escreve.
"Para o mês que vem, vou publicar 2 tópicos por semanas", óptimo, boa sorte!
Até conseguires efetivamente criares um artigo por dia. Eu próprio obrigo-me a escrever todos os dias, porque para além de estar na comunidade e de ter dado o meu compromisso, eu também me conheço bem. Ao dia que vá falhar, vai ser díficil de voltar. E já me aconteceu tantas vezes isso com outros objetivos 😐, mas o mais é importante, é mesmo não desistir!

Planeia, tenta ter artigos avançados

Apesar de não aplicar isto tão bem, sei que o irei ter que fazer. Assim tens mais probabilidade de falhar um dia, e podes descansar por alguns dias, ou vais dar em maluco 🤪.

Podes agendar para quando queres publicar o teu artigo, é possível fazê-lo com o wordpress, por exemplo. Agendar uma hora e umk dia específico para publicar o teu artigo e escreve.

Tem uma lista de ideias

Quando estou no auge da criatividade, escrevo sempre que possíveis ideias/temas posso vir a escrever. Ou então pesquiso por palavras-chave e uso o KWFinder (ou Ubersuggest) e vou ler a concorrência e perceber que melhores artigos/ideias são boas para se abordar.

Lê artigos. Lê Livros. Ouve Podcasts. Lê Twitter Posts.

Ultimamente, tenho usado mais o twitter para ler mais coisas sobre tech. Existe todo um mundo tech no twitter, e não é nada mau.

Tenta sempre estar atualizado sobre os tópicos que queres escrever. Eu tento sempre atualizar grande parte do tempo através dos blogs (medium) ou de livros técnico (ou sobre soft skills), oiço também podcasts técnicos ou de outras skills que sejam diferentes da minha área (como por exemplo sobre marketing), e como já mencionei em cima, também leio alguns tweets, que se aprende sempre alguma coisa também.

Levanta-te cedo. Dá saúde e faz crescer!

Apenas estou aplicar isto mais recentemente, mas estive durante 6 meses a aplicar esta routina, e soube me mesmo bem!
Tenho despertador para as 6.00 da manhã, faço exercício e vou planear o meu dia. É um hábito que quero praticar, porque para além de fazer melhor à minha saúde, tenho mais tempo para fazer as tarefas que quero executar naquele dia. Ontem falei um pouco sobre isso.

Aqui está o meu planeamento. Hoje já tem novas pintas 💪

Bloqueia TODAS as distrações.

Desliga as redes sociais, tira o som do telemóvel, relaxa com uma música e começa logo a escrever, e a trabalhar mais para o teu futuro!

Desenvolve o teu próprio CMS

Quantas e quantas vezes já pensei em fazer isto, e nunca o conseguia fazer porque desmotivava? Só este tema, dava um tópico que por acaso criei ontem 😅.
Mas a minha ideia, é quando o blog tiver mais conteúdo, não depender de terceiros, como o medium, wordpress ou o prismic (que é o que eu uso atualmente), apenas estou a usar agora porque o meu objetivo por agora é obter mais público. Para já, é esse o meu propósito, criar conteúdo e ir descobrindo o meu público. Se quisesse já a começar a fazer uma plataforma, ia perder tempo desnecessário. Porque ainda não tenho um público.

Após teres público suficiente, e saberes para quem estás a dirigir-te por completo, não recomendo usares plataformas de terceiro. Porque tu não controlas. Porque as meses podem acabar do dia para a noite, e tu perdes todo o conteúdo que criaste.

Tem uma Audiência

Isto vai em conta com o ponto anterior. Quando se começa, é capaz de termos 2/3 visitas diárias. Mas partilha com a tua rede, desde com outros developer, com a tua família, amigos, redes sociais, seja também em grupos onde se aborde os teus temas.

Vais começar a ter mais tráfego consoante a tua consistência. É fácil desmotivares-te se escreveres com paixão e ninguém lê os teus artigos.

Portanto: Percebe quem é a tua audiência.

Não deixes o teu blog ganhar pó

Se queres começar um blog, antes de publicares o primeiro, prepara uns quantos antes. Não te deixes relaxar, vai tendo sempre alguns como backup.

E é isto meus amigos, espero que te tenha deixado o bichinho de criares um blog, partilha comigo que terei todo o gosto em ajudar-te e ver crescer o teu blog!
Bye world! 👋