Photo by Scott Graham on Unsplash

Salários em IT terão que aumentar em 2021? 💸

Olá novamente mundo! (Chega de Hello world não? Ainda estou a estudar a melhor abordagem!)
Vou falar num tópico um pouco assustador, onde entre programadores falamos bastante sobre o salário que é justo recebermos em pleno 2021

Segundo os dados deste artigo do hrportugal existe uma escassez enorme em IT. E nesta área, não somos nós os programadores temos que nos adaptar 100% às empresas, mas sim o contrário! Mas existe um "senão". Muito conforme daquilo que se pede em troca (a nível de beneficios) e claro também ter alguma sensibilidade quando exigimos realmente um aumento.

Por experiência própria: Podemos trabalhar numa boa e grande empresa, receber um grande salário, com que "leque" (ou stack) de tecnologias iremos trabalhar? Será que é pensado/organizado da melhor maneira? Isto é sempre um tema misterioso, porque o meu valor "alto" pode ser diferente do teu "alto", depende das nossas prespectivas. E eu meço da seguinte maneira:

  • Anos de experiência em X tecnologias e projetos abordados com essa mesma tech;
  • Como te vendes à empresa, se estás realmente a ser realista com o valor e com o que te propões a fazer com a empresa em questão;
  • Se queres evoluir ou estar estagnado;
  • Controlar o teu passivo;

Sempre que tive entrevista (e posso estar completamente errado, cada um tem a sua opinião sobre isto, portanto, Olá recruiters!) pedi sempre o justo para mim, derivado aos 4 pontos que mencionei anteriormente.

Quando indicamos (e eu próprio o fiz várias vezes) que recebemos mal, muitas das vezes não pensamos em alguns factores. Em Portugal, uma empresa tem que pagar impostos, impostos esses que são altíssimos. E tu dizes "eu não tenho nada a haver com isso" e eu respondo-te "claro, e tu aceitas se quiseres aceitar!".
E aqui para mim, está o grande problema.
Sabemos que podemos vir a receber mal (porque normalmente na 1ª / 2ª entrevista já sabemos o que vamos receber), mas dizemos que sim na mesma. Porquê? Porque sentimos tanto medo em sermos honestos neste tópico?

Eu próprio já tive este medo, hoje em dia, já não tenho! Porque sei exatamente qual o meu valor. E como sei o meu valor? Ao falar com programadores e "frontend's", tiro uma ideia do que possa ser o meu valor. Depende apenas e só de ti esse julgamento final. Não consegues perceber qual o teu valor? É prefeitamente normal (isto se fores um iniciante, não querendo desvalorizar alguém).
Podes por exemplo ver através de uma calculadora (não significa que seja 100% fidedigna, mas para teres uma ideia, porque não?) e recomendo vivamente a veres o site da teamlyzer.
Aqui podes ver o feedback tanto de user registado, como anónimo, seja bom ou mau feedback. Mas atenção: cada caso é um caso, e precisas de perceber isso pelos comentários da platforma. Existem muitos comentários de puramente ódio, outros podem ser mais realistas, e nesses podes acreditar. Isso já vai na interpretação de cada pessoa 😀

Com esta imagem, quero deixar a seguinte mensagem:

“The only thing we have to fear is fear itself.”

— Franklin D. Roosevelt

Ok, falámos de como saber o teu valor (para quem não sabe), devemos perceber o porquê de vir a crescer, com a ajuda no nosso tópico. E a minha opinião final é esta: é prefeitamente normal que possa vir a haver um aumento em pleno 2021 nos salários. E passo a explicar as minhas razões:

  • Muitos pequenos/médios negócios não queriam saber da existência do online. Vamos dar um exemplo, um restaurante normal, que não tinha qualquer presença online, hoje em dia, pensa ligeiramente diferente. Teve que se adaptar, e fazer uma aposta no digital certamente, servindo comida "take away" por exemplo.
  • Muitos empresas, tiveram que se adaptar a esta nova realidade. Se em tempos de COVID não se conseguirem adaptarem, como é que os seus empregados se sentem em segurança para conseguir ir/voltar ao seu trabalho, num horário das 9.00h - 18.00h ? As empresas foram obrigadas a adaptarem-se rapidamente porque poderiam ficar sem os seus colaboradores. E depois? Falência? Não é hipóteses para uma empresa tuga! (Nem todas pensam da mesma maneira, eu sei).
  • Cada vez mais existem projetos "fully-remote" e porque não? Temos mais qualidade de vida. Um programador, no meu ver, tem que ser responsável com aquilo que se compromete. Comete erros? Pode cometer, nós não somos perfeitos! Desde que não se repita N vezes sem conta. Resumindo: Aprende com os teus erros!

Gostaram do que leram? Se quiseres podes sugerir um tópico, e eu trarei a minha opinião sobre o assunto. Caso estejas em desacordo, também podemos trocar ideias sobre isso mesmo. Não tenho qualquer problema. Obrigado mais uma vez por teres lido até ao fim 😀.