Qual é a linguagem de programação mais requisitada pelo mercado? ⚡

Hello world! 👋 Como estão?
Bom, antes de abordarmos o tema, quero agradecer-te por teres tido a paciência de leres os meus artigos, sinto que tenho evoluido dia para dia, e já me obrigo a escrever, o que é suposto com este desafio 😜
Acreditem, não é mesmo fácil, já saí da minha zona de conforto, e sinto-me bastante bem!
Sei que o site tem alguns bugs, estou a tratar disso também!

Indo para a verdadeira questão: Qual a linguagem de programação mais poderosa?

É preciso analisar então o que queremos dizer com o "poder" sobre uma linguagem, isto é, com que finalidade queremos aprender uma linguagem de programação? Normalmente é para encontrarmos um emprego por exemplo num role específico, de frontend, backend ou até mesmo fullstack.
Não existe uma resposta certa para esta questão, muito depende do teu código e como desenvolves a lógica para tal propósito. Mas vou enumerar algumas, um pouco misturadas pois não existe uma ordem correta. Muito depende da tua decisão, e do teu propósito.

1. Python

Python code

Python tem sido a linguagem mais popular. Estes ultimos meses, quando retomei ao CS50 (sim, mencionei isso neste artigo) tive que aprender um pouco a syntax de Python, pessoalmente não gostei, é algo estranho. Porque estou habituadíssimo a Javascript. Mas pelo que já tenho lido de outros artigos e até o freecodecamp tem certificados de Python, é bastante popular pela diversidade de áreas que pode ser abordada, desde web development (com frameworks como o Django) como data science, data analytics e AI. Existem grandes empresas que usam Python, como por exemplo, Youtube, Google, Netflix.

2. Java

Java code

Esta foi a linguagem que tive a minha 1ª abordagem no mundo da programação, na faculdade. É uma das linguagem mais usadas no mundo (cerca de 9 milhões de programadores). Java, para além de ser uma das linguagens mais antigas (com 20 anos!), foi criada para ser uma linguagem OOP (Programação Orientada a Objectos), backend-side, e podemos usar para criar API's ou até mesmo apps Android. É também usada no mundo empresarial, tal como é uma das linguagens mais requisitadas do mercado de trabalho hoje em dia. Java é usado pela Netflix, Amazon e Linkedin.

3. Javascript

Javascript

Uma linguagem também bastante conhecida (e a minha preferida) Javascript (não confundir com Java)! E porque existe essa confusão?
Porque esta linguagem, que estava a ser desenvolvida pela Netscape, na altura havia uma parceria com a Sun Microsystems (criadora do Java). Para aproveitar um pouco do sucesso do Java, onde antes era chamada de Livescript, mas foi lançada com o nome de Javascript.
Javascript é uma linguagem client side. Ok, mas... O que é client side? Ou server side como já referi antes?

Client side vs Server side

Ora, numa maneira bastante fácil e sucinta de explicar, client side é o lado do cliente (traduzido), é executado na interface do user, como aparece no teu ecrã (imagens, textos, cores, etc etc).
Tudo o que é executado no lado servidor (server side) é quando existe uma interação de um site com base de dados (lado negócio de um site, basicamente), local onde estão armazenados arquivos HTML, imagens, vídeos, dados, ficheiros; Enfim, tudo o que possa compôr um site e que aparece para o user final.

E por isso, Javascript é uma linguagem claramente client-side, mas também server-side por causa de Node.js.

3. C

C coding language

Sobre C, podes aprender muito boas bases a partir desta linguagem. Quando saí da faculdade, mudei para várias áreas e tive uns anos "off" da programação, quando voltei a esta área, no bootcamp, comecei a aprender C com o CS50. Ao início posso dizer que é uma linguagem tramada de se perceber alguns conceitos, após rever as aulas algumas vezes, e de praticar algum código, comecei a entender as definições da linguagem. É uma linguagem mais fácil de entender que Assembly (claramente). Os nossos sistemas operativos são escritos em C por exemplo, e é bastante usado em editores de texto como o VS Code, compiladores, softwares de computação gráfica, tratamento de imagens entre outros.

4. C#

C# coding language

C# (lê-se "c sharp") é uma linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft. Aprendi também no bootcamp. É um dos recursos usados na plataforma .NET (lê-se "dot net") e foi criada com o intuito de melhorar a comunicação entre diferentes tecnologias usadas pela empresa.

É também uma linguagem OOP, onde tem uma sintaxe simples e de fácil compreensão. O sucesso desta linguagem é relacionada com a sua constante evolução, mas também pelo leque de recursos que a tecnologia oferece, aumentando assim a produtividade no processo de desenvolvimento.

Pode ser criada para fazer tanto websites como apps.

5. PHP

PHP language

Algumas pessoas sabem que eu não gosto muita da syntax do PHP (não gosto de todo) mas grande parte da internet é feita com PHP (em ambiente web), por um CMS bem conhecido, Wordpress.
PHP significa Personal Home Page Tools, a linguagem foi baseada em C e Perl. Existiram várias versões ao longo dos anos, e à bem pouco tempo apareceu a versão 8. PHP trata-se de uma linguagem server side

E pronto, apresentei-vos aqui algumas linguagens, não quis ir ao fundo da sua história, mas explicar por alto algumas destas linguagens e diferenças entre elas. Mas é como eu disse desde início, não existe uma linguagem melhor que a outra, cada uma tem as suas características que a tornam mais adequada para cada projeto. Daí ser necessário termos que identificar muito bem as necessidades de cada produto, e que nós programadores, consigamos identificar qual a que tem os melhores recursos para fazer o quê.

Para mim, é Javascript para frontend, e Nodejs para backend (até agora), não desenvolvo mobile nem sou data scientist. Mas para começar a programar, recomendo o C ou Python, como está no curso do CS50.

Espero que este post te tenha ajudado a entender um pouco mais sobre este mundo, te dê verdadeiramente uma decisão e um caminho claro onde possas prosseguir. Não desistas!
Sugestões, comentário e críticas, fiquem à vontade para comentar, ficarei contente em lê-los!
Obrigado por teres lido até ao fim 😄.