Photo by Nick Fewings on Unsplash

Os melhores livros para começares a programar 📚

Hello world! 👋 Como estão? Játentaram criar um blog ou não? Fico à espera dos vossos links.

Como mencionei neste artigo, ler é uma skill essencial para quem quer aprender código. Antigamente não lia nada, mas atualmente tenho tido o hábito de pelo menos ler 10 páginas por dia.

Ler é um hábito tão bom ou igual como se fosse ir ao ginásio. Devemos treinar o nosso cérebro, para conseguirmos aprender uma nova skill e novas linguagens.

O mundo da programação está em constante mudança/crescimento. É um mercado bastante competitivo e tem um alto crescimento. Quase todos os dias sai uma nova library/framework ou programas/ferramentas, onde é bastante fácil nos perdermos neste mar de informação, quando tentamos entrar neste mercado.

E por causa deste crescimento ser tão rápido, é normal também que queiramos aprender rápido. Por isso muitas vezes optamos por vídeos com tutoriais rápidos (crash courses), onde pode falhar alguma informação.

Por isso é que é importante ler, porque estes vão explicar ao detalhe no processo de aprender a programar.

Os melhores livros para aprender a programar

Vou apresentar aqui alguns livros sobre programação, sem uma ordem exata, conforme a tua necessidade, explora o livro em questão.

Isto é uma colecção de 2 livros do author Jon Duckett. Após ter terminado o bootcamp, foi com este livro que consolidei o meu conhecimento.
Ambos os livros têem várias ilustrações para explicar os conceitos.
HTML & CSS é uma introdução aos básicos de HTML e CSS. Podes lerdo início ao fim, ou saltar para um capítulo random, onde podes aprender um novo conceito.
O livro é ideal para iniciantes, com pouca ou nenhuma experiência em programação.
JavaScript & jQuery já requer conhecimentos do livro antes mencionado. Vai cobrir:

  • Conceitos básico de programação;
  • Elementos core de JavaScript;
  • Como escrever scripts from scratch;
  • Como criar algumas features, tal como sliders, validações num form ou criar filtros para aplicar em conteúdo;

E muito mais.

Talvez já tenhas ouvido falar sobre esta série de livros, conhecido como You Don't Know JS. Eram 6 livros que falam de diferente conceitos sobre javascript.

You Don't Know JS Yet 1ª edição de livros

O que menciono já é da 2ª edição, onde conta agora com apenas 2 livros. A outra série engloba:

  • Scopes and Closures
  • ES6
  • Async and Performance
  • This e Object Prototypes
  • Types & Grammar

JavaScript The Good Parts

Comparando com JavaScript the Definitive Guide, realmente existe uma diferença... grande 😝

Este livro é uma outra excelente opção. Como o nome menciona, apenas foca-se em ensinar-te só as partes boas do JavaScript. Este já é mais indicado para developer com mais experiência (intermediate JavaScript Developer), é expectável que já saibas as bases, e como fazes/corres código JavaScript.

Neste livro, o Douglas Crockford partilha a sua experiência com JavaScript e ensina-te as melhores práticas e maneiras de escrever código JavaScript. Foca-se em grandes ideias, que fazem com que o JavaScript seja uma boa opção como linguagem orientada a objetos, como arrays, funções, loose typing, e object literal notation.

Já faz algum tempo que li este livro, e lembro-me de ter obtido bastante conhecimento, mas vou ter que fazer uma review, maybe.

Clean Code

Clean Code by Robert C. Martin

Este livro é provavelmente um dos mais recomendados pelos developers. Clean Code por Robert C. Martin (conhecido como "Uncle Bob") é considerado um clássico.

O livro foca-se no que é o código limpo e como escrever bom código. Código limpo é importante quando a única arma que nós temos contra projetos complexos/confusos. Se já estiveste, ou estás na situação em que tens que reescrever código legacy, e assim não voltares a escrever de formar confusa e complexa, então este livro é para ti!

O livro contém exercícios, e como o próprio autor menciona na introdução do livro, vai fazer com que trabalhes arduamente para que tu possas entender a ideia total do livro.

Este livro fala de como tu és responsável pela tua carreira de developer e pelo teu trabalho. Ainda não acabei de o ler, mas é um livro bastante interessante, e daí ter adicionado a esta lista.

Este livro estou perto de o terminar. E foi o livro que me fez realmente pensar que devia fazer um blog. Ele tem despoletado ideias para criar artigos aqui para o blog.

Este livro é de John Sonmez, e o mesmo recomenda ao longo do livro, como conseguir uma vida estável e feliz como um developer deve ter. E para isto, o autor aconselha e aborda temas bastante interessantes como produtividade, finanças pessoais, investimentos, exercício físico, projetos pessoais e família.

E pronto amigos, Estes são os livros que recomendo por agora. Existem outros bastante bons, uns estou a let, outros estão na lista de espera, e espero conseguir ler todos!

E tu? Já leste outros livros interessantes como estes? Quais? Partilha aqui comigo a tua seleção de livros! 😄

Bye world! 👋