Freecodecamp Lisbon, 👨‍💻 uma comunidade de programação

Hello world 👋 como anda esse código? Bem espero eu, porque hoje é Sexta-Feira, e por acaso amanhã temos evento! 😀

Mas este projeto foi sem dúvida o que me deu mais gozo até hoje, começar do 0, ter decisões, muita resiliência, e conseguir que realmente todos saíssem do evento e que tivessem aprendido qualquer coisa. Não serem 3 horas do dia consideradas "perdidas", mas sim de grande conteúdo, onde as pessoas aprendiam e se sentiam realizadas!

Começando do 0: Como referi no artigo anterior (podem ver aqui) eu tive um empurrãozinho do Eduardo Vedes para começar a fazer uns eventos, que me iriam dar um boost a nível de softskills. Tive sempre essa preocupação em querer melhorar a maneira como me exponho, como comunico e até mesmo como fazer uma boa apresentação. Queria também ter mais alguém com quem falar sobre código e não ser apenas online. Admiro verdadeiramente quem é programador, que consiga ter um grande à vontade em cima de um palco, é algo que me fascina!

E então o Eduardo fez-me conhecer o Luis Forra, que também gostava de começar algo em Lisboa! Criámos o grupo de facebook (que era na altura um dos steps para começar a fazer o curriculum do freecodecamp, onde também podes começar a fazê-lo aqui) e assim criámos o 1º evento no dia 3 de Fevereiro de 2018, no Starbucks nos Armazéns do Chiado.

1º evento freeCodeCamp Lisbon

E aqui está, malta muito bem disposta e 8 pessoas vieram! Fantástico!

Lembro-me que vinha mais malta, e só não apareceram, ou porque adormeceram ou porque não conseguiram por causa dos filhos (sim isto é para todas as idades, todos são mais que bem vindos!). Lembro-me também estar extremamente nervoso, porque não sabia se as pessoas iriam gostar, se ia ficar algum awkward moment, mas não... Correu tudo às mil maravilhas! Apenas falámos neste 1º evento sobre experiências, se já trabalhávamos na área ou não, tudo tirado da cabeça do Luís, que aqui o "JE" estava mega nervoso 😂

Faziamos quase todos os Sábados, só não faziamos em alturas de férias, ou feriados. Durante as manhãs de Sábado das 10.00 às 12.00 primeiro, mais tarde, até às 13.00. Mas para mim deu-me um grande gozo / prazer imenso. E porquê? Algumas situações vou expôr, e a 1ª é simples: mudar a vida das pessoas. Havia malta que não sabia nada, queria aprender ali com as talks/workshops que dávamos e conselhos que transmitiam uns aos outros. Algumas pessoas apareciam com bastante regularidade ao Sábado, traziam dúvidas, tinham um projeto novo, e diziam "Hey Pedro, check it out! My new pretty awesome website!" (Sim não era totalmente português, misturávamos ali um pouco a língua, e fartava-me de dar uns bons pontapés na língua, mas faz parte!)

Com isto, conseguimos ligar pessoas a empresas, conseguimos uma parceria com a Edge Portugal onde nos deram "carta verde" para entrarmos e sairmos da empresa, e tinhamos a responsabilidade de abrir e fechar a empresa no horário do evento. Houve dias que passávamos lá tardes e tudo! E sim a programar! Resultado deste esforço: em 1 ano de eventos tinhamos empregado 7 pessoas, mas claro, todo o mérito são delas. Nós não queriamos nada de volta. Queriamos sorrisos e fazer código, apenas isso!

Fui conhecendo cada vez mais pessoas! Conseguimos conhecer mais comunidades, trocar ideias sobre como incentivávamos mais malta a irem aos eventos, e não é um papel nada fácil em criá-los. Mas, seguindo em frente, fizemos talks sobre React, Vue, (Angular não fizemos porque não conhecáamos ninguém na altura que soubesse Angular), workshops de javascript com repositórios no github, onde podem consultar aqui os vários projetos, enfim fizemos tanta coisa juntos!

E é isto que a comunidade global freecodecamp apoia. A comunidade ser open-source, onde se pode partilhar visões/opiniões diferentes e claro falar de como resolveriam X e Y problemas que muitos de nós poderíamos ter no nosso local de trabalho, ou mesmo num projeto pessoal. Onde tu és capaz! Onde tu se realmente queres, tens que te esforçar, e acredita, esse esforço é bem merecido! O maior exemplo disso é o Eduardo Vedes, onde podes ler a história dele aqui. Resumindo: Acredita em ti mesmo!

Se queres começar hoje já a programar, força! Chega de desculpas! Começa aqui, se tiveres dúvidas, junta-te ao nosso grupo do facebook!

Uma das experiência foi fazer o nosso 1º site com 6/7 pessoas, cada uma ficou com uma secção do site, onde tive pela 1ª vez a experiência de ser "team leader" e onde tinha que organizar trabalho para cada camper (sim tratamos cada pessoa por camper passado um tempo de estarem connosco). Onde fizemos mockups, o desenho e claro também o código juntos! E foi um projeto que correu bem, teve os seus altos e baixos como todos os projetos, mas todos nós aprendemos algo dali!

evento fazer website

Na altura que comecávamos a pensar em fazer um site para promover os nossos eventos. As fotos nunca me favoreciam, claramente!

E assim fomos crescendo, houve algo que ainda me deixou mais apaixonado com o projeto, em que todos diziamos "eu com toda a certeza do mundo não o faria!" mas houve um camper que tinha partido a perna, e decidiu ir ao evento todo engessado! Não me perguntem com detalhe o que realmente tinha acontecido, ele apareceu, levou o portátil e decidiu ir fazer código. Como é óbvio na altura fiquei em choque de ver aquilo e percebi "como é que isto é possível?"

Aí percebi que a pessoa realmente gostava de lá ir (evidente 😂) e que queria aprender mais connosco! E claro, muitas vezes almoçávamos juntos, falávamos ainda mais sobre código/experiências de trabalho!

Um almocinho perto da Edge! Ao solinho de Lisboa

Um almocinho perto da Edge! Ao solinho de Lisboa

E comparecíamos a outros eventos! Como ir a um evento da Landing jobs conhecer empresas, ao WebSummit, ao PixelsCamp onde fizemos uma talk, enfim uma imagem vale mais que 1000 palavras, vou deixar aqui algumas fotos abaixo.

Landing.jobs

Freecodecamp Lisbon presente no evento da Landing jobs, tivemos a oportunidade de conhecer muitas empresas!

Pixelscamp

Talk sobre as comunidades de programação em Portugal. Pixelscamp 2019

Websummit

FreeCodeCamp Lisbon presente no WebSummit

Nightsummit

Isto foi um Nightsummit, mas percebem a ideia em que também chegávamos a sair à Noite, ok? 🎉

Enfim, podia estar aqui a enumerar muitos e muitos mais eventos, cada um à sua maneira, e cada um com o seu toque especial. Deixo um agradeciamento a todos os que foram e continuam a ir aos nossos eventos, e agora vou deixar a frase clichê: nada disto era possível sem as pessoas que fizeram um esforço em comparecer aos nossos eventos matinais de Sábado. Um grande obrigado a todos e deixo-vos aqui uns últimos links sobre o freecodecamp lisbon:

site: www.freecodecamplisbon.org

Subscrevam á nossa newsletter, compareçam aos nossos eventos, iremos começar a fazer eventos online a pedido de muitos e... Espero por ti para aprender código! Obrigado por teres lido tudo até ao fim!

Pedro Cruz