Photo by Pankaj Patel from Unsplash

Como comecei a Programar?

Hello world! 👋

Acho que isto é sempre um tema que interessa a todos os que estejam para começar ou já comecaram neste mundo da programação. Como disse no artigo anterior, comecei verdadeiramente a programar em 2014, quando decidi que devia mudar o rumo da minha vida, dar uma oportunidade, e daí cresceu uma nova paixão.

Mas desenganem-se, não foi uma "aventura" nada fácil. Atirei-me de cabeça a algo que não sabia no que iria resultar. Podia aprender sozinho? Podia, mas no meu círculo de amigos, na altura não conhecia ninguém que soubesse fazer código e com quem pudesse falar sobre este assunto, e isso fazia-me, ou perder completamente o fio à meada ou não entendia de todo o que estava a fazer. HTML? CSS? Javascript? O que raio era aquilo? Foi por isto mesmo que optei por um bootcamp de 3 meses de programação, onde prometiam emprego garantido ao final dos 3 meses.

Na altura desconfiava bastante como é evidente, porque já sabia um pouco o que era a área (por causa da experiência que tive na faculdade), e a minha maior dúvida foi sempre: então porque raio existe as licenciaturas em engenharia informática para sair e ser um programador, se podemos sê-lo em 3 meses? Evidente, que não tinha muitas das bases, mas se fossemos sempre à procura de respostas, conseguiamos chegar ao resultado pretendido. Claramente a melhor palavra para descrever os bootcamps é persistência.

Neste mesmo bootcamp aprendemos HTML/CSS/JS C#, e ainda fizemos uma Windows App! E foi um sentimento brutal, sem dúvida! Claro que o curso não era maravilhoso, confesso, mas que queria sair dali com alguma base e lutar para ser melhor na área, lá isso queria. Trouxe de lá grandes amizades, e alguns dias ainda deixam saudade.

Uma coisa que levo do curso é: como nos vendemos a uma empresa? Como mostramos que realmente estamos interessado por X ou Y empresa, ou até mesmo como receber propostas no Linkedin? Tudo isto era importante, mas claro antes teriamos que provar o que sabiamos, e nada melhor que fazer o próprio portfólio 😊 e foi isso que fiz: arregacei as mangas e mãos ao trabalho, criar um portfolio!

Então vamos lá começar a fazer uns mockups... Mas, como? Não tenho tempo!

Deparei-me que com o aprender, o ir a entrevistas, fazer challenges durante o curso de programação, via-me aflito de fazer tudo ao mesmo tempo! Decidi então pegar num template, modificá-lo um bom bocado, e ir a entrevistas com duas armas:

  • Um cartão de visita
  • Um portfólio

Se tiverem interesse, podem ver o waybackmachine do meu site 🙂

Recebi tantos nãos de tantas empresas, mas cheguei a ter dias completamente preenchidos de entrevistas! Até que houve uma empresa que confiou em mim (a minha 1ª experiência foi com a CDSI), onde aprendi bastante, e foi mais uma experiência na minha vida!

Resumindo esta história: não desistas, tu vais conseguir! Se soubesse o que sei hoje, teria investido nos recursos que existem de graça, por outro lado, ganhei muito networking por causa do bootcamp que frequentei, e por isso não me arrependo da experiência. Eu consegui, porque raio tu não consegues? Não sou mágico, não sou mais que ninguém, apenas lutei e luto para ser um bocadinho melhor todos os dias. Por esta razão, e de querer espalhar esta minha mensagem com mais pessoas, com um empurrãozinho do Eduardo Vedes decidi criar à 3 anos o freeCodeCamp Lisbon.

Um dos eventos do freecodecamp Lisbon realizado na Edge Portugal

E a explicação destes eventos, fica para um outro post! Obrigado!